Histórias de sucesso no FDEL levantam suspeitas de propaganda prematura e manipulação de informação

A recente divulgação nas redes sociais de alegadas história de sucesso no âmbito do Fundo de Desenvolvimento Económico Local (FDEL), iniciativa presidencial de Daniel Chapo lançada no ano passado, está a provocar uma onda de contestação pública, levantando sérias dúvidas sobre a veracidade e o timing das informações partilhadas. Criado com o objectivo de impulsionar pequenos negócios, sobretudo de jovens e mulheres nos distritos e autarquias, o FDEL foi apresentado como uma resposta estruturante para dinamizar a economia local, reduzir o desemprego e fomentar o empreendedorismo. No entanto, antes mesmo de se consolidar no terreno, o programa já começa a ser associado a práticas de comunicação consideradas por muitos como precipitadas, e até enganadoras.

A polémica ganhou força após a publicação há dois dias, na página oficial do FDEL no Facebook, de um caso apresentado como história de sucesso, protagonizado por Mateus Miguel, um produtor de piri-piri no distrito de Inharrime, província de Inhambane. Segundo a narrativa oficial, o beneficiário já estaria a produzir, vender e gerar rendimento, transformando não só a sua vida, mas também a da sua comunidade.

A mensagem promocional, com forte carga emotiva, afirmava. “Do campo à transformação — o piri-piri que mudou uma vida”. E reforçava que, graças ao apoio do fundo, o empreendedor teria conseguido aumentar a produção, entrar no mercado e criar fontes de rendimento sustentáveis. Contudo, longe de convencer, a publicação acabou por desencadear uma avalanche de reacções críticas, muitas delas questionando não apenas o caso em si, mas a credibilidade de todo o programa.

Cronologias que não batem certo

Um dos principais pontos levantados pelos cidadãos prende-se com a incompatibilidade entre o tempo necessário para a produção agrícola, em particular do piri-piri, e o curto período decorrido desde o desembolso dos fundos. Agricultores experientes e cidadãos comuns foram unânimes em apontar que o ciclo produtivo do piri-piri não permite resultados tão rápidos quanto os divulgados. Entre a produção de mudas, o transplante, a floração e a colheita, o processo pode levar entre três a cinco meses, dependendo das condições. Neste contexto, a ideia de que um beneficiário teria recebido apoio há poucas semanas e já estaria a colher, vender e gerar impacto económico significativo é vista como, no mínimo, pouco plausível.

O presidente da União Nacional de Estudantes (UNE), Gemésio Cândido, foi directo na sua crítica. “Não há necessidade de mentirmos. Estamos a sujar a iniciativa. Essa história de sucesso simplesmente não faz sentido. Não faz sequer dois meses que os fundos foram desembolsados.” A crítica aponta não apenas para um possível exagero, mas para um risco maior: o de comprometer a credibilidade de uma iniciativa que, em teoria, poderia ter impacto real no desenvolvimento local.

Outros comentários, mais técnicos, reforçaram a contestação. Nunes da Fonseca, que se identifica como produtor de piri-piri, detalhou o ciclo produtivo da cultura, desmontando a narrativa apresentada. “Só a produção de mudas leva cerca de seis semanas. Depois do transplante, são necessários cerca de 60 dias para iniciar a floração e 90 dias para a frutificação. A colheita começa por volta dos 100 dias, e o pico só chega depois de 150 dias.” A sua conclusão é clara, não há base agronómica que sustente a história apresentada.

No mesmo tom, Tobias Nhambir, outro produtor, questionou de forma irónica a existência de uma suposta “variedade milagrosa” que permitiria resultados em tempo recorde. “Eu também produzo piri-piri, e só começo a colher entre 90 a 120 dias após o transplante. Estou a pedir essa variedade, também quero ganhar tempo.” Estas reacções evidenciam um desfasamento preocupante entre o discurso institucional e a realidade vivida pelos produtores no terreno.

Para vários cidadãos que comentaram na publicação, a divulgação apressada de histórias de sucesso pode estar mais ligada a uma estratégia de legitimação política do que a resultados concretos. Entendem os cidados que ao promover casos positivos ainda numa fase inicial do programa, o FDEL procura construir uma narrativa de eficácia e impacto, mesmo antes de existirem dados consistentes que o comprovem. Esta prática, embora comum em contextos políticos, pode ter efeitos contraproducentes como alertou o presidente da UNE.

Outros cidadãos alertam que este tipo de informação cria expectativas irreais junto da população, sobretudo dos potenciais beneficiários. Segundo, porque mina a confiança pública quando essas narrativas são facilmente desmontadas. E terceiro, porque desvia o foco das questões estruturais que realmente determinam o sucesso ou fracasso de iniciativas deste tipo. Importa sublinhar que o problema não está necessariamente na existência do FDEL, mas na forma como está a ser comunicado e gerido.

Alerta-se ainda que, programas de financiamento local são, em muitos contextos, instrumentos importantes de inclusão económica e desenvolvimento. No entanto, o seu sucesso depende de factores como transparência, acompanhamento técnico, tempo de maturação e avaliação rigorosa de resultados. Ao recorrer a histórias possivelmente inflacionadas ou mal contextualizadas, corre-se o risco de desacreditar uma iniciativa que poderia, a médio e longo prazo, produzir impactos positivos reais.

Perante o crescente volume de críticas, aumenta também a exigência por maior transparência na gestão e comunicação do FDEL. Os cidadãos pedem dados concretos: quantos projectos foram financiados, em que sectores, quais os montantes envolvidos, e, sobretudo, quais os resultados reais já alcançados. Escreveram nos comentarios alguns cidadãos que mais do que narrativas inspiradoras, o público exige evidências verificáveis. Num contexto em que a confiança nas instituições públicas já enfrenta desafios, episódios como este tendem a agravar o cepticismo e a alimentar a percepção de que a informação oficial deve ser recebida com reservas.

Nádio Jaime Taimo

Nádio Jaime Taimo é um jornalista, activista e líder cívico moçambicano. Nascido a 6 de Novembro de 1995 na Cidade da Matola , ele exerce a função de Director Executivo do 4Vês Repórter, um órgão de comunicação social e projecto informativo. Em sua actuação profissional e cívica, destaca-se por defender um jornalismo pautado na imparcialidade , além de conduzir parcerias com organizações da sociedade civil — como a AMJIGE — para promover campanhas e conteúdos de interesse público.

Share
Published by
Nádio Jaime Taimo

Recent Posts

Detido por alegadas ofensas à Primeira-Dama denuncia tortura e questiona provas da acusação

Nelson Bernardo Alfredo afirma estar detido há mais de 130 dias e denuncia agressões durante…

1 dia ago

MDM acusa Governo de incompetência na gestão do PESOE e rejeita revisão orçamental

A Bancada Parlamentar do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) votou contra a proposta de alteração…

2 dias ago

ÚLTIMA HORA: Inocêncio Manhique retido na 5ª Esquadra e denuncia retenção ilegal da sua viatura

O activista Inocêncio Manhique encontra-se, neste momento, na 5.ª Esquadra da Polícia, na Cidade de…

3 dias ago

ÚLTIMA HORA: António Muchanga expulso da RENAMO

O Conselho Nacional da RENAMO, reunido em Maputo, no segundo dia dos trabalhos, votou a…

5 dias ago

Danúbio Lado abandona a ZHONGMEI, mas mantém “boa relação” com antigos sócios

INVESTIGAÇÃO | DANÚBIO LADO, ZHONGMEI E HEFENG DONG: AS CONEXÕES QUE ATRAVESSAM EMPRESAS E OBRAS PÚBLICAS…

5 dias ago

De Machipanda a Dondo, passando por Chibuto e Chinde: as conexões entre empresas chinesas que atravessam o Centro e o Sul

INVESTIGAÇÃO | MINERAÇÃO, CONSTRUÇÃO E LOGÍSTICA: AS LIGAÇÕES EMPRESARIAIS CHINESAS EM MOÇAMBIQUE O 4Vês Repórter…

6 dias ago