Um total de 50 jovens do distrito de Macomia, na província de Cabo Delgado, graduou-se esta terça-feira em cursos profissionais de Cozinha e Serralharia Civil, no âmbito do programa “Meu Kit, Meu Emprego”. A cerimónia, realizada na vila sede do distrito, culminou com a entrega de 16 kits colectivos de autoemprego, sendo oito para cada especialidade.

O evento foi dirigido por Alberto Cristóvão Velho, Secretário Permanente do distrito, em representação do Administrador Tomás Badae. Na sua intervenção, o dirigente destacou que a iniciativa se insere nos esforços do Governo para dinamizar a economia local por via da promoção do autoemprego, empreendedorismo e apoio à recuperação das comunidades afectadas por desastres naturais e conflitos armados.
“O acto de hoje representa não apenas a concretização de uma acção do plano do Governo, mas também uma resposta directa à necessidade de revitalização das comunidades. Os kits entregues permitirão aos jovens incrementar a geração de renda e responder de forma qualificada às exigências do mercado de trabalho”, afirmou.

Por seu lado, Sandra Alfeu Menete, Directora dos Serviços Centrais de Emprego, em representação do Director-Geral do Instituto Nacional de Emprego (INEP), Roy Carlos Tembe, apelou aos jovens beneficiários a valorizarem o investimento feito pelo Estado e seus parceiros.
“É essencial que aproveitem esta oportunidade e transformem os kits recebidos em ferramentas de mudança para as suas vidas e para o desenvolvimento das suas comunidades”, referiu.
A acção contou com assistência técnica do INEP.IP e do UNOPS, com financiamento do Banco Mundial, como parte da resposta de recuperação da crise no norte do país. O programa “Meu Kit, Meu Emprego” visa capacitar jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo o empreendedorismo e a inclusão socioeconómica.

