Governo de Sofala devolve imóveis à Arquidiocese da Beira

screenshot 2026 01 10 193628

O Governo da província de Sofala procedeu, esta sexta-feira, 9 de Janeiro, à devolução de vários imóveis à Arquidiocese da Beira, localizados na Avenida Eduardo Mondlane, no bairro da Ponta-gêa, na cidade da Beira. Entre as infraestruturas entregues destaca-se o antigo Lar Estudantil 25 de Maio, atualmente em estado de ruínas.

A entrega oficial foi realizada pelo Director Provincial da Educação em Sofala, Luís Meno, em representação do Governo, ao Arcebispo da Beira, Dom Cláudio Dalla Zuanna. O acto foi testemunhado pelo Bispo eleito de Caia, Dom António Constantino, pelo Chanceler da Arquidiocese, Padre Bonifácio Conde, pelo assessor jurídico da Arquidiocese, Anastácio Ndapassoa, entre outras individualidades.

Na ocasião, o Arcebispo da Beira afirmou que a devolução dos imóveis reforça a longa colaboração existente entre a Arquidiocese e a Direcção Provincial de Educação, destacando o investimento da Igreja Católica no sector social, em particular na educação, em benefício da população da região.

Por sua vez, Luís Meno explicou que a restituição dos imóveis constitui a materialização da promessa feita pelo Presidente da República, Daniel Chapo. O governante sublinhou ainda que o Governo reconhece o papel desempenhado pela Igreja Católica no desenvolvimento do país, razão pela qual pretende manter e fortalecer o vínculo institucional.

A devolução dos imóveis representa o culminar de um processo iniciado na década de 1980, aquando da visita apostólica do Papa João Paulo II a Moçambique, com restituições graduais ao longo dos anos. Durante o período das nacionalizações, as infraestruturas agora devolvidas, que integram o Centro Dom Sebastião e áreas adjacentes, foram utilizadas pelo Estado para o funcionamento do Lar 25 de Maio, residência de professores e da Escola 11 de Novembro.

Siga-nos e curta nossa página:
error7
fb-share-icon
Tweet 20
fb-share-icon20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *