Administrador de Malema defende que a preservação do meio ambiente não tem idade

No âmbito da planificação das actividades do meio Ambiente para o ano de 2025, realizada no último sábado, 12 de abril, o administrador do distrito de Malema, na província de Nampula, Morchido Momade, defendeu o envolvimento de todas as forças vivas da sociedade na preservação e defesa do meio ambiente face aos impactos negativos das mudanças climáticas.

Durante o encontro, que teve como objectivo principal fazer o balanço das actividades ambientais desenvolvidas em 2024 e planificar as acções para 2025, foram também abordados vários desafios enfrentados pelo distrito, como as queimadas descontroladas nas localidades e outras práticas que contribuem para a degradação ambiental.

Morchido Momade manifestou-se particularmente preocupado com o desflorestamento das margens das bacias hidrográficas dos rios Nataleia, Malema, Nioce, Nalume e Lúrio, resultante da prática agrícola desordenada. Segundo o administrador, esta acção tem causado erosão dos solos, alargamento dos leitos fluviais, destruição de estradas e pontes, além de colocar em risco a fauna aquática devido ao uso de pesticidas e insecticidas nas proximidades dos rios. Também destacou a caça desenfreada de animais de pequeno porte, o manuseio inadequado de resíduos sólidos e a poluição sonora na vila-sede distrital como factores preocupantes.

WhatsApp Image 2025 04 14 At 16.14.52 1024x473

Por outro lado, Momade fez uma apreciação positiva das acções levadas a cabo pelo movimento de Líderes Ambientais de Palmo e Meio de Malema, incentivando-os a manter o compromisso com o plano de actividades em prol da sustentabilidade ambiental. O administrador, que é também fundador do movimento, defende a necessidade de realizar acções de capacitação para dotar os novos membros ,bem como outras crianças em idade escolar,com ferramentas que lhes permitam contribuir activamente para a defesa do meio ambiente.

WhatsApp Image 2025 04 14 At 16.14.50 1024x473

Durante a reunião, Eliana Waite, líder ambiental e membro do Parlamento Infantil de Malema, destacou a importância do envolvimento das crianças, por meio dos Líderes Ambientais de Palmo e Meio, no fortalecimento das acções ambientais e sociais no distrito.

Encerrando o encontro, Matias Massimaculo, chefe da Repartição do Ambiente no Serviço Distrital de Planeamento e Infraestruturas, garantiu que os líderes ambientais continuarão a ser capacitados e integrados em várias iniciativas do sector, com vista a fortalecer a consciência ecológica nas comunidades.

Siga-nos e curta nossa página:
error7
fb-share-icon
Tweet 20
fb-share-icon20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *