“Do sonho de mudança à rotina da repressão”

O discurso do “fazer as coisas de forma diferente para ter resultados diferentes” é, infelizmente, apenas isso. Um discurso com acções que seguem em sentido contrário. Impedir manifestações é incompatível com a ideia de “fazer diferente”. O que aconteceu hoje é a continuação da repressão policial vivida durante o governo de Filipe Nyusi. Não há diferença entre o governo de Nyusi e o de Daniel Chapo.

Na verdade, este até parece pior. Se compararmos com Nyusi, ao menos ele nos entreteve com ações de paz, que estavam claramente definidas no seu plano de governação.Daniel Chapo pode até avançar com um “diálogo político inclusivo” com os partidos políticos, mas, se continuar a reprimir as manifestações populares, nada mudará. No máximo, poderá controlar as emoções dos “Forquilha’s e Companhia Lda.” Até agora, o governo de Chapo caminha em sentido oposto ao que prometeu ao povo.

O custo de vida não baixou nestes três meses; os produtos alimentares ficaram ainda mais caros, e os dados do INE confirmam isso.Prometeu um governo justo e respeitador da Constituição, mas está a violar a liberdade de manifestação. Os seus discursos são contraditórios: por vezes, apela à paz, noutras, faz discursos que não promovem reconciliação.

Quando busca a simpatia do povo, apresenta um discurso bonito, mas, no final do dia, revela-se quando está diante do partido ou em outros contextos.Disse que iria reduzir o efetivo no governo, mas fez o contrário.

Pergunto-me: o que é que o governo está realmente a cumprir daquilo que prometeu ao povo? Este é um governo de continuidade — nada vai mudar, pelo que tenho visto nestes três meses. A polícia continua a mesma, com a missão de impedir manifestações! E o mais trágico, são os mesmos polícias, que sofrem como nós, a defender ordens ilegais de indivíduos que, neste momento, podem estar na piscina, sem sequer pensar em melhorar as condições de trabalho desses “voluntários da repressão de manifestações”. A diferença aqui… é igual.

NTAIMO/2025

Siga-nos e curta nossa página:
error7
fb-share-icon
Tweet 20
fb-share-icon20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *