Moçambique reforça stock de vacina BCG com apoio do governo brasileiro

Moçambique recebeu, esta segunda-feira, cerca de dois milhões de doses da vacina BCG, numa resposta urgente à rotura de stock que afectou várias unidades sanitárias do país nas últimas semanas. O novo fornecimento resulta de um esforço conjunto entre o Ministério da Saúde e o Governo do Brasil, através da sua embaixada em Maputo.

As vacinas já se encontram armazenadas no sistema de frio da Central de Medicamentos e Artigos Médicos (CMAM), que inicia esta terça-feira a sua distribuição em regime de emergência para todas as províncias do país, incluindo a cidade de Maputo.

Em declarações à imprensa, Brayton Maculuve, do Programa Alargado de Vacinação (PAV), tranquilizou os pais e encarregados de educação, explicando que a BCG continua eficaz mesmo quando administrada até aos 23 meses de idade. “Importa assegurar às mães que as crianças ainda podem ser vacinadas com eficácia”, afirmou.

514263583 1155527366618537 8482268566755546619 N 1024x683

Maculuve acrescentou que as unidades sanitárias, em coordenação com os pais e responsáveis, estão a assegurar uma gestão eficiente do processo de vacinação, com comunicação constante e de confiança. Sublinhou ainda que outras vacinas continuam a ser administradas normalmente e que a BCG poderá ser integrada no seguimento da caderneta vacinal.

A escassez do imunizante foi causada pela desistência do fornecedor inicialmente contratado e pela pressão sobre os fabricantes no mercado internacional. Contudo, está previsto para o segundo semestre de 2025 um novo lote, adquirido através de um concurso já em curso pela CMAM.

Siga-nos e curta nossa página:
error7
fb-share-icon
Tweet 20
fb-share-icon20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *