No âmbito do reforço do controlo fiscal, a Autoridade Tributária (AT) realizou recentemente uma formação destinada aos seus funcionários, focada na utilização do sistema Insight para o rastreio dos novos selos de controlo fiscal.
A capacitação decorreu no edifício-sede da instituição e visou preparar os quadros envolvidos nas áreas de controlo e fiscalização aduaneira, com o objetivo de reforçar a eficácia na verificação da autenticidade dos selos aplicados em bebidas alcoólicas e tabaco manufacturado.
Segundo Miguel Nhane, Coordenador da Unidade de Selagem de Bebidas Alcoólicas e Tabaco Manufacturado, esta iniciativa enquadra-se na modernização tecnológica do programa de selagem, que introduziu uma nova geração de selos, incluindo versões digitais.
A par disso, foi adoptado o uso do telemóvel como principal ferramenta de verificação.No total, foram distribuídos 63 telemóveis equipados com dispositivos de rastreio às equipas de fiscalização em todo o território nacional.
A formação teve como finalidade garantir que os técnicos estejam aptos a operar eficazmente o sistema e, assim, melhorar os mecanismos de combate à fraude. Durante a sessão, alertou-se ainda para a importância de uma fiscalização mais rigorosa, tendo em conta que continuam a surgir no mercado selos não associados a mercadorias devidamente importadas.
Segundo Nhane, uma atuação mais assertiva poderá permitir a identificação e responsabilização dos infratores.A formação teve a duração de dois dias, organizada de forma a garantir a participação de um número significativo de funcionários, sem afetar o normal funcionamento das atividades da AT.

