O Coordenador Nacional da Campanha Juventude, Eleições Pacificas e Seguras, Nádio Taimo explicou no lançamento da iniciativa “Juventude, Eleições Pacificas e Seguras que há necessidade de envolvimento de todos no processo de pacificação do processo eleitoral no país. Mas do que se envolver em actividades de pacificação, o mesmo defende que todos os moçambicanos no país e na diáspora têm o direito de monitorar o processo eleitoral.
O mesmo explicou para garantir a envolvimento de todos na monitoria do processo, a Organização para a Promoção da Paz e Desenvolvimento Humanitário apresenta uma ferramenta tecnológica que permitam a participação de todos, sem a necessidade de passar por um processo de credenciá-los como observadores. O aplicativo denominado “AWONA” que na língua Macua significa “Observadores”, que foi apresentado ao público, serve para a monitoria Eleitoral das potenciais incidências de Violência neste processo eleitoral, deste a fase de campanha, dia de votação e eventos pós- eleição.
“A monitoria do processo eleitoral é direito de todo cidadão, e a Plataforma Digital AWONA é uma ferramenta que vem reforçar a necessidade de participação de todos” disse Nádio Taimo. Ainda sobre o aplicativo AWONA, o Coordenador Nacional avançou que serve para a colheita, armazenamento, gerência, tratamento, análise, partilha de informação sobre incidências de violência eleitoral.
O mesmo funciona Online e assim como no Offline em caso de restrições de rede de telefonia móvel ou internet. Contem uma funcionalidade de localização do cidadão, assim como um campo de envio de evidências (textos, fotos, vídeos e áudio). Possui dois níveis de utilizadores, um para observadores credenciados e outro permite a participação de qualquer cidadão como monitor, onde deve preencher dados e enviar evidências.
No evento, foi também apresentado pelo Coordenador Nacional os “Termos de Uso e Responsabilidade de Privacidade” do aplicativo AWONA que estará disponível para qualquer cidadão na próxima semana na PlayStore assim como na versão Web, actualmente está disponível apenas para observadores credenciados.
Nádio Taimo foi também responsável por apresentar o “Código de Conduta da Campanha Juventude, Eleições pacificas e Seguras”. “O nosso Código de Conduta visa contribuir positivamente aos processos eleitorais, sem colocar em causa o exercício de outros direitos previstos por Lei” explicou o mesmo tendo acrescentado que o Código de Conduta promove os valores de Participação, Coabitação, Tolerância, Concórdia, Unidade e Respeito Mutuo.

