Chapo apela à juventude para liderar independência económica enquanto Constantino André e Samson Chongo disputam liderança da OJM

O futuro da Organização da Juventude Moçambicana (OJM) está a ser moldado na VII Conferência Nacional que decorre desde esta quinta-feira, 10 de Julho de 2025, na Escola Central da FRELIMO, na Cidade da Matola, província de Maputo. O evento reúne mais de mil delegados de todas as províncias do país e marca um momento decisivo na escolha da nova liderança da maior organização juvenil partidária de Moçambique.

Dois candidatos disputam o cargo de Secretário-Geral, são eles, Constantino André, com candidatura submetida a partir do nível central e Samson Chongo, oriundo da província de Tete. Ambos viram as suas candidaturas aprovadas, após a exclusão de Baeira Moreira, da Cidade de Maputo.

A eleição do novo Secretário-Geral será feita por um Conselho Nacional composto por 200 membros, cuja escolha também decorre no âmbito desta conferência. A disputa entre Constantino André e Samson Chongo promete ser renhida e representa diferentes sensibilidades e perspectivas dentro da juventude do partido FRELIMO, num contexto de renovação geracional e crescente exigência da base juvenil.

A abertura do encontro foi marcada por uma intervenção forte do Presidente da República e Presidente do Partido FRELIMO, Daniel Chapo, que lançou um apelo directo à juventude moçambicana para assumir um papel central na construção da independência económica do país.

Segundo Chapo, essa é a nova missão histórica da actual geração, após as anteriores terem libertado o território e consolidado o Estado moçambicano. O Presidente partido defendeu que a juventude deve estar organizada, informada e engajada, preparada para enfrentar os desafios da actual conjuntura, marcada por avanços tecnológicos, competição política e a presença dominante das redes sociais e da inteligência artificial.

Durante o seu discurso, Chapo sublinhou que a OJM deve transformar-se numa organização forte, inclusiva e visionária, que aposte na capacitação contínua da juventude e no reforço da consciência patriótica. Defendeu também uma revisão estatutária criteriosa e responsável, advertindo para os erros cometidos no passado, nomeadamente durante o II Congresso da OJM em 2022, quando alterações aos estatutos resultaram em instabilidade nos órgãos da organização por falhas como o limite etário de 35 anos, que impediu muitos membros de continuar a exercer funções.

O Presidente frisou que a revisão dos estatutos deve garantir estabilidade institucional e proteger os mandatos democraticamente atribuídos. “Queremos um Estatuto que assegure a estabilidade dos órgãos durante todo o mandato para o qual os seus membros foram eleitos e não um Estatuto para caçar pessoas”, alertou.

Por sua vez, o actual Secretário-Geral da OJM e Secretário de Estado na província do Niassa, Silva Livone, elogiou a governação de Daniel Chapo, afirmando que a juventude se revê na sua visão económica. Acrescentou que a OJM está engajada em trabalhar com o Governo para criar condições que favoreçam o maior envolvimento dos jovens no desenvolvimento do país.

No entanto, Livone manifestou preocupação com o elevado índice de desemprego juvenil, assumindo que este será um dos temas centrais em debate durante a conferência. “Naturalmente, como organização juvenil, preocupa-nos profundamente a questão do desemprego, e essa será uma das nossas prioridades nesta conferência”, destacou.

A VII Conferência Nacional da OJM decorre num momento em que se exige da juventude um papel mais interventivo, num país que procura renovar as suas estruturas sociais e económicas. A expectativa é que, ao final da conferência, a OJM saia revigorada, com uma nova direcção capaz de responder às aspirações da juventude moçambicana e de contribuir, de forma decisiva, para a construção de uma sociedade mais próspera, inclusiva e comprometida com o futuro. A sessão de encerramento está prevista para sábado, 12 de Julho, com presença de figuras de destaque do partido, parceiros institucionais e organizações juvenis nacionais e internacionais.

Siga-nos e curta nossa página:
error7
fb-share-icon
Tweet 20
fb-share-icon20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *