Colectoras de embalagens concluem formação apoiada pela Coca-Cola Beverages Africa em Moçambique

Um grupo de 50 mulheres colectoras de residuos sólidos, incluindo garrafas PET,concluiu com sucesso um programa de formação de 16 semanas com foco em saúde e segurança, gestão de resíduos, técnicas de recolha e competências de micronegócio e liderança que promovido pela Coca-Cola Beverages Africa (CCBA) em Moçambique, O programa, designado Valorização e Empoderamento da Mulher (VEM), decorreu no distrito de Boane, província de Maputo, entre Maio e Agosto de 2024, em parceria com uma empresa local de reciclagem.

Após a formação, seguiu-se uma fase de monitorização e avaliação de três meses, com término em novembro do mesmo ano.

A cerimónia de entrega de certificados aos formados teve lugar no dia 10 de Julho, no Municipio de Boane, assinalando o encerramento oficial da iniciativa.Ao longo do programa, as participantes foram capacitadas em procedimentos de recolha, triagem e transporte de resíduos, com destaque para a gestão de garrafas de plástico PET (polietileno tereftalato).

A formação incluiu ainda a criação de equipas formais de recolha, com vista a promover a autonomia económica das colectoras, reconhecendo-as como empreendedoras no sector da reciclagem.Como parte do apoio fornecido, as formadas receberam equipamentos de protecção individual e triciclos, ferramentas fundamentais para o manuseio, transporte seguro e eficiente dos materiais recolhidos.

O material PET reunido é posteriormente vendido a empresas de reciclagem, que o transformam em flocos e o encaminham para a África do Sul e Índia para posterior processamento.Uma das particularidades do programa foi o modelo de formação de formadores, no qual cada participante foi incentivada a partilhar os conhecimentos adquiridos com, pelo menos, 12 outras pessoas da comunidade. Este modelo permitiu disseminar práticas essenciais de saúde e segurança, reforçar a consciência ambiental e alargar o impacto da iniciativa a um universo mais vasto de beneficiários, gerando um efeito multiplicador.

“Agimos por forma a ajudar a melhorar a vida das pessoas – sejam os nossos colaboradores, os que interagem com o nosso negócio ou as comunidades que chamamos casa,” afirmou o Director-Geral da CCBA em Moçambique, Duncan Wyness.

“As pessoas estão no centro de tudo o que fazemos. O envolvimento da comunidade permite-nos trazer mudanças positivas e mensuráveis para as comunidades em que operamos e para o nosso negócio. Juntos podemos fazer a diferença para um futuro melhor partilhado”, disse Wyness.”Continuamos comprometidos em ajudar a criar valor compartilhado para nossos negócios e as comunidades que servimos”, concluiu Wyness.

Siga-nos e curta nossa página:
error7
fb-share-icon
Tweet 20
fb-share-icon20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *