O magnífico Reitor da Universidade Pedagógica, Jorge Ferrão, desafiou os jovens a dar sentido ao preceito de descentralização das eleições, sendo tolerantes durante o processo de modo a garantir a não-existência de conflitos. Ferrão fez esses apelos no âmbito da cerimónia de Lançamento da Campanha Nacional Juventude, Eleições Pacificas e Seguras.
“ Para falar de paz e reconciliação na devemos depender de processo eleitoral, mas sim deve ser uma cultura, digamos não a atitudes de conflito”
Para além de adopção da paz como estilo de vida, Ferrão atribui essa responsabilidade de construir a paz como dos jovens: “Jovens, devemos ser mensageiros da paz e não devemos esperar que outros façam por nós, a representação dos moçambicanos não devem ser condicionados por factores primários, é preciso construir Moçambique”
O Reitor, frisou ainda a necessidade do reforço da educação eleitoral para os que vão votar pela primeira vez, fazendo entender de que modo o seu voto é importante e contribui para construção da democracia em Moçambique, para que estes votem de forma consciente. Aos partidos apelou ao respeito e coabitação durante o processo eleitoral.
#Pacificação #Acompanhamento #Resposta

