Ministro Roberto Mito e novo director do Banco Mundial reforçam aposta em projectos estruturantes para o desenvolvimento sustentável

O Ministro da Agricultura e Alimentação (MAAP), Roberto Albino Mito, recebeu esta quinta-feira, em audiência, o novo director do Banco Mundial (BM) para a divisão de Moçambique, Madagáscar, Maurícias, Comores e Seicheles, Fily Sissoko. Durante o encontro, o governante endereçou votos de sucesso ao novo responsável, expressando confiança no reforço da parceria estratégica entre o Governo moçambicano e a instituição financeira internacional.

A visita de cortesia insere-se no quadro das relações de cooperação já existentes entre o MAAP e o Banco Mundial, e ocorre num momento em que estão em preparação novos acordos que visam reestruturar e aprofundar a colaboração, sobretudo nas áreas de gestão sustentável dos recursos naturais, produção alimentar, industrialização florestal, desenvolvimento territorial e ambiental.

No encontro, as partes consensualizaram sobre a importância de imprimir maior dinamismo à cooperação bilateral. O Ministro Roberto Albino reiterou a intenção do Governo de alargar o espectro de actuação conjunta para projectos com impacto directo no desenvolvimento rural e na transformação económica, com destaque para o papel do sector privado como motor da implementação.

“Moçambique está pronto para quebrar o ciclo de desaceleração económica e implementar com rapidez uma agenda de produção, inclusão e investimento sustentável. Contamos com o Banco Mundial como parceiro activo na entrega de resultados concretos para as comunidades rurais. O Governo está disponível para trabalhar de forma coordenada e célere na concepção e implementação de soluções transformadoras, com o objectivo último de Alimentar Moçambique”, declarou o titular do MAAP.

A abordagem estratégica acordada passará por uma lógica de procura orientada, com forte aposta no diálogo nacional e internacional com o sector privado, visando uma divulgação mais ampla e transparente das oportunidades de investimento existentes no país.

Por sua vez, o Banco Mundial saudou a visão do Governo moçambicano para o sector agrícola e reafirmou o seu compromisso com a transformação da agricultura em fonte de rendimento para as famílias produtoras, promovendo a sua inclusão no sistema financeiro e deixando para trás o modelo baseado em subsídios, salvo em situações emergenciais.

O encontro contou ainda com a participação da representante da Corporação Financeira Internacional (IFC) para Moçambique, Mehita Fanny, que também manifestou total disponibilidade da instituição para colaborar com o MAAP na implementação dos seus objectivos estratégicos.

A reunião marca o início de uma nova fase de cooperação entre o Governo moçambicano e o Banco Mundial, com foco em projectos estruturantes e sustentáveis que visam impulsionar a agricultura, fortalecer a economia rural e garantir maior inclusão produtiva.

Siga-nos e curta nossa página:
error7
fb-share-icon
Tweet 20
fb-share-icon20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *