Argentino Vatiua: “É necessário credibilizar as eleições como forma de reduzir conflitos e criar sociedades pacificas e seguras”

WhatsApp Image 2024 09 09 At 18.54.15

 O Director executivo da Organização para Promoção da Paz e Desenvolvimento Humanitário, Argentino Vatiua, falando no âmbito do lançamento da campanha Nacional Juventude Eleições Pacificas e Seguras, explicou aos presentes que a iniciativa é resultado de uma sequência de eventos que a organização tem realizado com o objectivo de preencher  o défice de abordagens sobre a paz e segurança, estando muitas abordagens voltadas ao desenvolvimento.

“ Esta iniciativa é resultado das recomendações dos jovens na Cimeira Nacional Juventude, Paz e Segurança, que realizamos este ano, em que os jovens indicaram a necessidade de credibilizar as eleições como forma de reduzir conflito e criar sociedades moçambicanas mais pacificas e seguras”.

 Na ocasião, o representante da ORPHAD, referiu que a organização desenvolveu uma solução tecnológica que servira para a observação eleitoral, possibilitando o acompanhamento e a resposta para os principais actos que podem colocar em causa a paz durante o processo.

WhatsApp Image 2024 09 09 At 18.54.16 1024x349

“ Referir que para estas eleições, a ORPHAD conta com mais de 800 jovens observadores, distribuídos por todos os distritos do país, mas como forma de maior participação no processo, desenvolvemos uma solução tecnológica que possibilitara a todos os cidadãos serem observadores das eleições, o aplicativo de acompanhamento e resposta denominado AWONA que em Emakua significa “ver, observar”, possibilitara que os moçambicanos participem através do envio de denúncias de possíveis focos de violência durante todo o processo eleitoral, isto é, durante a campanha eleitoral, o próprio dia de votação e eventos pós-votação. Além de denunciar, o aplicativo tem  a componente de resposta, em que o denunciante pode pedir por ajuda, caso aplicável, das autoridades policias, órgãos de justiça ou órgãos de administração eleitoral”.

O AWONA, tem duas funcionalidades online e offline possibilitando o carregamento da denúncia em tempo real e envio assim que o utilizador se conectar a uma rede de internet, ainda na ocasião, o director da organização promotora da iniciativa, fez conhecer que foi criado um código de conduta para o cidadão durante o processo e que serão realizadas sessões de educação cívica durante a campanha eleitoral.

“Desenvolvemos um código de conduta, com um conjunto de atitudes pacíficas que os partidos políticos e cidadãos devem optar durante o processo eleitoral. Realizaremos igualmente 45 sessões de actualização do processo eleitoral e de educação cívica eleitoral, e também caravanas de paz eleitoral a nível nacional. Sendo os pilares da nossa campanha: Pacificação, acompanhamento e resposta, contamos com o apoio da polícia da República de Moçambique, o SERNIC, o Provedor de Justiça, a CNE e o STAE, Ordem dos Advogados, e mais autores para o devido encaminhamento e resolução de possíveis ocorrências durante o processo eleitoral”.

Vatiua, terminou apelando a todos actores envolvidos no processo eleitoral a juntarem-se por uma agenda de eleições pacíficas, credíveis e seguras.

Siga-nos e curta nossa página:
error7
fb-share-icon
Tweet 20
fb-share-icon20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *