Henriques Bongece apela à Juventude para participar no Serviço Militar e fortalecer a unidade nacional

612837971 948663854152456 1891103820059021581 n

A Província de Maputo lançou esta sexta-feira a XXIXª Campanha de Recenseamento Militar, um processo anual que visa integrar jovens no Serviço Militar, reforçando a defesa da soberania e a paz nacional. A cerimónia, realizada na cidade da Matola, contou com a presença do Secretário de Estado na Província de Maputo, Henriques Bongece, que apelou aos jovens para que se inscrevam e contribuam para a construção de uma nação mais unida e segura.

O lançamento decorreu sob o lema: “Recenseamento Militar, engajando jovens ao serviço da pátria, para o fortalecimento da paz e da soberania nacional”, reforçando a importância de envolver a juventude nos processos de cidadania, disciplina e patriotismo.

Segundo Henriques Bongece, podem candidatar-se ao Serviço Militar todos os jovens com idades entre 18 e 35 anos, desde que cumpram os requisitos estipulados na Lei n.º 19/2023, de 29 de Dezembro – Lei do Serviço Militar.

Para 2026, a Província de Maputo prevê recensear 25 mil jovens, sendo 15 mil homens e 10 mil mulheres, com o objetivo de garantir que todos os cidadãos em idade militar sejam devidamente abrangidos. Para isso, foram estabelecidos 82 postos de recenseamento e mobilizados 100 agentes e coordenadores, reforçados por brigadas móveis que atuarão em áreas de difícil acesso.

“Apelamos a todos os jovens para que se apresentem nos postos de recenseamento no período estabelecido, que decorre de 2 de Janeiro a 28 de Fevereiro. É fundamental que cada cidadão participe, contribuindo assim para a consolidação da paz, da soberania e do desenvolvimento nacional”, declarou Bongece durante o evento.

O Secretário de Estado destacou também a introdução do Serviço Cívico de Moçambique, iniciativa que acompanha o Serviço Militar e visa formar cidadãos conscientes e líderes preparados para a reconstrução nacional.

“Espera-se que os jovens se tornem cidadãos e líderes prontos para a reconstrução nacional, disciplinados, patriotas, munidos de espírito de fraternidade e cooperação, comprometidos com as diferentes atividades e linhas de desenvolvimento do país, inspirados pela consolidação da Unidade Nacional e Defesa da Pátria”, reforçou.

O recenseamento militar é considerado uma etapa estratégica para o fortalecimento das Forças de Defesa e Segurança, ao mesmo tempo que promove a cidadania ativa entre os jovens, incentivando valores de disciplina, solidariedade e compromisso social. Com esta campanha, a Província de Maputo reafirma o seu compromisso com a preparação de uma juventude engajada, pronta para enfrentar os desafios da defesa nacional e contribuir para o progresso do país.

Siga-nos e curta nossa página:
error7
fb-share-icon
Tweet 20
fb-share-icon20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *