O Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), Prof. Doutor Jorge Ferrão, conferiu posse esta semana a novos quadros recentemente nomeados para cargos de direcção central e de departamentos na instituição. A cerimónia decorreu num ambiente marcado por apelos à coesão interna, espírito de unidade e foco na internacionalização da universidade.
Entre os empossados destaca-se a Dra. Alexandrina Johane, que transita da Direcção de Auditoria Interna para assumir a Direcção de Finanças; o Mestre Lemos Ngove, nomeado para liderar a área de Património; o Prof. Juvêncio Nota, que passa a dirigir o Centro de Ensino à Distância (CEAD); e a Mestre Cláudia Gune, agora responsável pelo Centro de Informática da UP (CIUP).
No plano académico, foram também confiadas novas responsabilidades aos professores Camilo José Jemica, Adilson Valdane e Manuel Matine, para os departamentos da Faculdade de Educação e Psicologia, Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia, e Direcção Científica, respectivamente.
No seu discurso, o Reitor Ferrão sublinhou a importância do preparo e do trabalho em paz e tranquilidade para enfrentar os desafios institucionais. “Não vamos fazer coisas pela emoção. Toda gente deve trabalhar com paz e tranquilidade; a universidade é nossa casa, nossa família. Os melhores e maus momentos são passados aqui. Devemos procurar cultivar o espírito de unidade e companheirismo”, frisou, apelando a uma actuação centrada no estudante como principal beneficiário das decisões administrativas e académicas.
Por sua vez, a Vice-Reitora para a área administrativa, Prof. Doutora Leonilda Sanveca, destacou os desafios enfrentados pela instituição na gestão dos escassos recursos disponíveis. “Ao nosso nível, vamos procurar responder às necessidades do nosso público, principalmente do corpo discente, que é o mais vulnerável”, afirmou.

