A província de Tete acolheu o Seminário Provincial de Capacitação e Socialização dos Jovens sobre a Agenda da Paz e o Plano de Acção Nacional de Juventude, Paz e Segurança (NAP-YPS), uma iniciativa que visa fortalecer o papel da juventude na promoção da paz, prevenção de conflitos e construção de uma sociedade mais inclusiva e estável. O evento foi organizado pela Organização Para Promoção da Paz e Desenvolvimento Humanitário (ORPHAD) em parceria com Fórum juventude, Paz e Segurança, a Academia de Paz e a Plataforma das Organizações da Sociedade Civil (PLASOTE).
O evento reuniu representantes de organizações da sociedade civil, plataformas juvenis, estudantes e líderes comunitários, que reflectiram sobre os fundamentos estratégicos da paz, segurança e estabilidade social em Moçambique. Na abertura do seminário, a representante da Plataforma das Organizações da Sociedade Civil de Tete, Nair Alichiude deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do envolvimento dos jovens nos processos de construção da paz.

Intervindo na ocasião, a gestora de projectos da Organização para Promoção da Paz e Desenvolvimento Humanitário (ORPHAD), Anica Pedro, afirmou que o principal objectivo da capacitação é garantir que os participantes se tornem multiplicadores da cultura de paz nas suas comunidades.
“Esperamos que todos aqui presentes saiam com uma informação exacta e que a levem para as suas zonas de influência. Não estamos aqui simplesmente para falar. Queremos resultados concretos. Gostaríamos que saíssemos daqui com formadores de paz que possam influenciar positivamente as suas comunidades”, declarou.
A responsável acrescentou que a construção da paz é uma responsabilidade colectiva que deve envolver todos os sectores da sociedade. “Estamos aqui a falar da construção da paz e do Plano de Acção da Juventude, paz e Segurança, mas gostaria de dizer que esta é uma responsabilidade de todos nós. A paz começa em casa, passa pela comunidade e pelos locais de trabalho. Devemos assumir um compromisso com a província e com as nossas comunidades para que a paz seja uma realidade”, sublinhou.
Durante o seminário, os participantes abordaram temas ligados aos fundamentos e enquadramento internacional da agenda Juventude, Paz e Segurança, à visão estratégica do Plano Nacional de Acção, ao processo de elaboração e validação da Agenda da Paz e do NAP-JPS, bem como ao contexto legal, político e institucional das políticas de juventude em Moçambique.
Por sua vez, o representante do Conselho Provincial da Juventude de Tete, Celso Forpenze em representação do presidente da organização, destacou a importância de os jovens assumirem um papel activo na consolidação da paz e da reconciliação nacional.
“Hoje temos a oportunidade de reflectir sobre a paz, a reconciliação e os mecanismos necessários para construirmos uma sociedade mais sábia e harmoniosa. Os jovens, que no passado foram muitas vezes usados em contextos de conflito, devem agora ser protagonistas da construção da paz”, afirmou.

O dirigente juvenil recordou ainda que Moçambique possui um passado marcado por conflitos que deixaram profundas marcas sociais e humanas, razão pela qual a juventude deve assumir uma postura de liderança na promoção da convivência pacífica.
“Esta capacitação deve permitir que a informação aqui partilhada chegue à sociedade, em particular à juventude. Queremos jovens conscientes, capazes de combater a desinformação e de promover o bem-estar e a convivência pacífica entre os cidadãos”, acrescentou.
O seminário culminou com a leitura de um posicionamento de compromisso dos jovens com a construção da paz e com a implementação do Plano de Acção Nacional de Juventude, Paz e Segurança (NAP-YPS, reforçando o papel da juventude como actor fundamental na prevenção de conflitos e na promoção da coesão social em Moçambique.

