ÁFRICA UNE FORÇAS PARA FECHAR DÉFICE DE 30 BILIÕES USD NO SECTOR DE ÁGUA

Desde o dia 13, líderes africanos, investidores globais, representantes do sector privado e instituições de desenvolvimento reúnem-se na Cimeira de Investimentos em Água 2025, com o objetivo de mobilizar financiamento para colmatar um défice anual estimado em 30 biliões de dólares no sector da água no continente.

O encontro, que teve lugar de 13 a 15 de agosto, centrou-se na captação de recursos para projectos de água e saneamento resilientes às mudanças climáticas, essenciais para assegurar segurança hídrica, crescimento económico e desenvolvimento sustentável.

O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos de Moçambique, Fernando Rafael, que lidera a delegação nacional, destacou a necessidade de o país apostar em investimentos estratégicos que gerem impacto direto e transformador nas comunidades.

Durante a cimeira, Moçambique apresentou dois projetos estruturantes: o de Saneamento Urbano, Drenagem e Resíduos Sólidos do Município de Inhambane e o de Recarga Artificial de Aquíferos e Construção de Barragens Subterrâneas nas bacias dos rios Chire e Save, com potencial para beneficiar cerca de 300 mil habitantes.

A agenda incluiu também encontros bilaterais estratégicos com Eswatini e o líder da Global Water Partnership, Jakaya Kikwete, reforçando a cooperação transfronteiriça e a mobilização de recursos para novos projetos.A Cimeira de Investimentos em Água 2025 apresenta 80 investimentos prioritários de 38 países africanos e culmina com a assinatura de uma declaração conjunta a ser apresentada no G20, na União Africana e na Conferência de Água da ONU 2026.

Siga-nos e curta nossa página:
error7
fb-share-icon
Tweet 20
fb-share-icon20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *